sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Os 78 anos de Mme. Brigitte Bardot


Brigitte Bardot
 
      
Brigitte Bardot, faz hoje 78 anos de idade...

Ela começou aos 40 anos a dedicar-se à defesa dos direitos animais. Não posso deixar de falar dela, pois, a sua fundação combate a crueldade contra os animais,  coisa com a qual me preocupo e do meu jeito,  faço desde que ainda não existia a rede mundial, a Internet.

Eu tive a oportunidade de ver a influência de Brigite como artista em minha própria cidade, o Rio de Janeiro, pois foi no balneário mais famoso do mundo que em 1964, ano em que nasci, ela esteve em Armação de Búzios, na orla marítima da região dos lagos, no RJ, e deixou tamanha impressão de inteligência e força, que desfez o rótulo de mulher sedutora e símbolo, que nada mais tinha a se preocupar senão com a carreira de atriz, modelo e cantora e com o fascínio que exercia sobre os homens, tem também o fato de ter presenciado em 1999 a conhecida escultura que adorna hoje este balneário, onde eu visitava para descanso e para ter inspiração na pintura, pois a paisagem é belíssima, seja de dia ou à noite.

 Hoje, quando completa seus 78 anos, Brigitte lembra a família toda, a mãe de minha mãe, Helena, até mesmo no jeito de prender os cabelos e de lutar pelos animais. Minha avó também era artista, foi pintora academicista,  me ensinou muito das Belas-Artes e era apaixonada por animais, tendo vivido em um casarão imenso na região litorânea do Rio, onde cuidava muito bem de aves, gatos, cães, tartarugas, peixes e outros animais, um mundo maravilhoso de flores, plantas, árvores e beleza natural em que eu me criei, tendo como vista a Baía de Guanabara, no Rio. E minha avó materna, era, também, meio francesa, pois meu bisavô materno era francês. As duas, inteligentes, carismáticas e com traços fisionômicos muito, muito parecidos.

Brigitte, então, nesta atividade de gastar o que pode com o direito e defesa dos animais, passou a ter minha admiração, mesmo e apesar de tantas controvérsias e polêmicas com as quais acabou envolvida. Hoje vemos que para se envolver em polêmica, não custa nada. Creio que por suas atividades políticas e as do marido, de direita e radical, provavelmente despertou a ira de muitos da oposição, o que contribui para dar mais repercussão a tudo o que ela faz ou diz..

Brigitte Anne-Marie Bardot nasceu em Paris, França, em 28 de Setembro de 1934. Foi considerada o grande símbolo sexual dos anos 50 e 60 quando tornou-se atriz e cantora. Após alguns anos de estrelato, cansada de de futilidades, retirou-se da vida pública e dos entretenimentos para dedicar-se com seriedade ao ativismo animal, tornando-se então, ativista dos direitos animais, lutando com veemência e vigor contra todas as formas de abate e de crueldade contra os animais de toda espécie.

Isto se deu em 1973, pouco antes de completar quarenta anos, Brigitte anunciou que estava encerrando sua carreira. Após mais de cinquenta filmes e de gravar dezenas de discos, ela recolheu-se a La Madrague definitivamente, escolheu usar a fama pessoal para defender os direitos animais e tornou-se vegetariana. Em 1977 atraiu atenção mundial para sua causa ao denunciar in-loco o massacre de bebês-foca no norte do Canadá.

Em 1986, ergueu uma fundação, Fondation Brigitte-Bardot, declarada de utilidade pública pelo governo francês em 1992, e que em 1995 nomeou o Dalai Lama como seu membro honorário. Entre 1989 e 1992, BB também apresentou na TV francesa uma série chamada S.O.S. Animaux, co-patrocinada por sua fundação. Entre outras causas, ela atuou e liderou campanhas contra a caça das baleias, as experiências em laboratório com animais, pela proibição de brigas autorizadas entre cães e contra o uso de casacos de pele.

Brigitte era amada pelos Beatles, John Lennon e Paul McCartney, que fizeram planos de fazer um filme dos junto com ela, nunca realizado, na linha de Os Reis do Iê-Iê-Iê. As primeiras companheiras dos dois  esposa e noiva, respectivamente  Cynthia Lennon e Jane Asher, usavam seus cabelos inspirados na cor e no corte do usado por Brigitte.


Brigitte e um filhote de foca



Ficheiro:Statue of Brigitte Bardot in Rio de Janeiro.jpg
Estátua de Brigitte Bardot em Búzios, Rio
File:Escultura Bardot.JPG
Close da estátua





Nenhum comentário: