sábado, 15 de setembro de 2012

German Lorca _ A fotografia-arte reconhecida




                                                                      German Lorca

Nunca é tarde...em suas próprias palavras, German Lorca, um paulista do bairro do Brás, nascido em 1922, hoje, aos 90 anos de idade, achou, um dia, que a sua fotografia-arte não era valorizada... No início desde ano, 2012, o artista das fotos que retratam a minha querida cidade de São Paulo, pode, com certeza, dizer que seu talento foi realmente reconhecido nos grandes museus. Em Paris e Londres foi aclamado e há pouco, ao apresentar a exposição 'Olhar Imaginário' na Caixa Cultural, no mês de março, foi finalmente laureado no cenário cultural com suas belíssimas fotos que possuem forte influência surrealista e concretista, isto é certo, é só olhar.
Suas fotos mais conhecidas, são o 'Viaduto Santa Efigênia' (esta de 2005), o 'Parque Dom Pedro' e 'Aeroporto'.


Uma das preferidas é 'À Procura Emprego', onde se vê dois homens lendo o jornal e tendo as suas respectivas sombras projetadas na parede. (Abaixo)


"À Procura de Emprego'

A mais famosa, porém, data da década de 1970. Trata-se de uma foto onde se vê as pernas de uma mulher sob a mesa, e entre as pernas de uma mesa. (Abaixo)



'Pernas' 1970

Com toda a humildade, German chegou a dizer, certa vez, que, ninguém valorizava o seu trabalho ou que o queria, achou que o público talvez não entendesse a sua obra. Mas, enfim, foi, como com todos os demais artistas, o gôsto e a aceitação começaram a surgir até que, agora, pode se dizer realizado profissionalmente. Segundo German, as pessoas que tem boas coisas são sempre valorizadas.


Nenhum comentário: