quinta-feira, 20 de setembro de 2012

É ou não é?



A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu,no Paraná, fez uma petição solicitando à Justiça, que as mulheres muçulmanas não sejam obrigadas a retirar o 'hijab' ou kopftuch, na hora de fazer documentos como o RG ou a carteira de habilitação.

Segundo as mulheres, é constrangedor, ficar horas num local público, muitas vezes com intervenção da polícia local, onde o documento tem de ser checado como em aeroportos, por exemplo, sendo olhada diversas vezes no rosto e na carteira, até que eles reconheçam a mulher como sendo a da foto.

De certa forma, faz sentido. Eu mesma experimentei isto...o ano passado em duas ocasiões onde fiz uso do hijab, em solenidades diferentes no Centro Cultural Árabe- Sírio e algumas pessoas e até meus amigos, não reconheceram que eu era a mulher da foto, por não estar no dia em que as mostrei, usando o hijab.

Isto pode sim, acontecer com uma mulher ao apresentar passaporte ou outro documento.

Em locais onde a Polícia Federal é requisitada, o constrangimento é maior ainda...só quem passa sabe...se nunca é retirado o hijab...dá na mesma, que deixem tirar a foto com ele...e se preocupem em encontrar funcionários bons de 'fisionomia'.




Nenhum comentário: